Como investir no Tesouro Direto

 Investir em algo seguro e que te dê segurança, é o desejo de muitas pessoas que desejam investir em algo que traga um bom retorno.

Algumas acabam não seguindo em frente por causa dos riscos ou de falta de conhecimentos. Porém, o Tesouro Direito é um programa seguro, acessível e com boas opções de investimentos adequadas para seus objetivos financeiros.

Com planejamento, não há dor de cabeça e é o que vou te mostrar, além dos tipos de investimentos, benefícios e como fazer passo-a-passo.

O que é o Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um título público. Ao comprar um título público, você empresta dinheiro para o governo brasileiro em troca do direito de receber no futuro uma remuneração por este empréstimo, ou seja, você receberá o que emprestou mais os juros sobre esse empréstimo.

Os investimentos no Tesouro Direto são os de menor risco da economia, pois os títulos públicos têm cem por cento de garantia pelo Tesouro Nacional. O Brasil possui excelente reputação como emissor porque seus títulos são considerados Grau de Investimento pelas três maiores agências de classificação de risco internacionais: Fitch, Moody´s e S&P.

Porém não adianta só investir sem a garantia do retorno. O Tesouro Direto também tem benefícios.

Quais os benefícios em investir no Tesouro Direto?

Um dos principais benefícios é o valor mínimo de compra, de R$30,00 e não há limite financeiro para a venda, além de ter o menor risco de todos.

A rentabilidade, que é uma das questões mais importantes, é alta. As taxas de administração e de custódia são baixastesouro direto e o Imposto de Renda só é cobrado no momento da venda, pagamento de cupom de juros ou vencimento do título.

Dessa forma, ao combinar alta rentabilidade bruta e baixo custo, seu investimento apresentará uma maior rentabilidade final.

Investir no Tesouro Direto é muito fácil! Você não precisa nem sair de casa, pois todas as transações são feitas pela Internet.

Mas qual título comprar ou no que investir?

Tipos de investimentos disponíveis no Tesouro Direto

Cada tipo de título possui uma for​ma diferenciada de rentabilidade, e podem ser:

Títulos Prefixados

O investidor sabe o valor que irá receber se ficar com o título até a data de vencimento, ou seja, a rentabilidade é determinada no momento da compra. Entre os Títulos Prefixados, eles podem ser:

Tesouro Prefixado (LTN): É um título prefixado, no qual o investidor sabe qual é a rentabilidade que vai ter se mantiver o papel até a data do vencimento. Tem fluxo simples: uma aplicação e um resgate e Indicado para o investidor que acredita que a taxa prefixada será maior que a taxa de juros básica da economia naquele mesmo prazo do título.

Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F): É um título prefixado, como a LTN, ou seja, o investidor sabe qual será o retorno do título se ficar com ele até o vencimento. Mas, no caso da NTN –F, o investidor recebe um pagamento semestral de juros (cupom). Indicado para o investidor que deseja obter um fluxo de rendimentos a cada seis meses (cupons de juros) a uma taxa de juros pré-definida antes do vencimento do título.

Títulos Pós-fixados

O valor depende de um indexador (inflação, taxa SELIC, etc.) e da taxa contratada no momento da compra, ou seja, somente no vencimento ou resgate o valor da rentabilidade será conhecido:

Tesouro Selic (LFT): É um título pós-fixado, que tem seu rendimento atrelado à variação da taxa de juros básica da economia (taxa Selic). Indicado para o investidor que deseja uma rentabilidade pós-fixada indexada à taxa de juros da economia (Selic); Fluxo simples: uma aplicação e um resgate.

Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais (NTN-B): título com rentabilidade vinculada à variação do IPCA, acrescida de juros definidos no momento da compra. O rendimento é recebido pelo investidor ao longo do investimento, por meio de cupons semestrais de juros, e na data de vencimento do título, quando do resgate do valor de face (valor investido somado à rentabilidade) e pagamento do último cupom de juros;

Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal): título com rentabilidade vinculada à variação do IPCA, acrescida de juros definidos no momento da compra. Não há pagamento de cupom de juros semestral e é ideal para formar poupança de médio e longo prazo, garantindo seu poder de compra. O investidor faz a aplicação e resgata o valor de face (valor investido somado à rentabilidade) na data de vencimento do título.

tesouro direto

Então, vamos começar a investir?

Depois de todas as informações, se você se sente seguros para realizar esse investimento aqui estão os passos que devem ser seguidos para entrar no programa:

Primeiros Passos

1 – Primeiramente, você precisa ter CPF e conta corrente em uma instituição financeira.

2 – A partir daí, você deverá escolher uma instituição financeira, que pode ser um banco ou uma corretora, também chamada de agente de custódia, para intermediar suas transações com o Tesouro Direto.

3 – Entre em contato com a instituição financeira escolhida e solicite seu cadastramento. Você deverá fornecer a documentação necessária para que essa instituição abra uma conta em seu nome para operar com o Tesouro Direto.

4 – A partir disso, você receberá uma senha provisória da BM&FBovespa para o primeiro acesso à área restrita do Tesouro Direto, em que são realizadas as operações de compra e venda, assim como consultas a saldos e extratos.

5 – Troque a senha provisória por uma nova que deverá conter entre 8 e 16 dígitos, composta por letras, números e caracteres especiais. Pronto! Você já será investidor habilitado e poderá começar a investir.

6 – Agora, você precisa descobrir qual título é mais adequado para alcançar o seu objetivo financeiro. Para ajudá-lo nessa escolha, utilize a ferramenta Orientador Financeiro, oferecida tanto no site do Tesouro Direto quanto na área restrita ao investidor. Definido o título adequado, basta efetuar a sua compra.

O passo mais importante é o conhecimento, com a leitura desse texto você tem as informações sobre o Tesouro Financeiro, porém pode encontrar mais no site:http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto

Caso pretenda virar um investidor de sucesso e conseguir lucros altíssimos eu indico o curso abaixo:

TesouroDireto-Banner-770x150 copy

O curso tem 30 vídeos e + de 2h30 de conteúdo, que aborda desde noções básicas de educação financeira, até o seu primeiro investimento no Tesouro Direto.

Deixe um comentário